PORTARIA Nº 557/2020 - GADIR

NATAL (RN), 07 DE AGOSTO DE 2020.

 

Disciplina a forma e uso de procuração particular utilizada por despachante na representação de terceiros perante o Detran/RN.

 

O Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte – DETRAN/RN, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 33, Inciso I e XI do Regimento Geral da Autarquia, aprovado pelo Decreto n° 8636, de 22 de abril de 1983.

CONSIDERANDO a previsão do Código de Trânsito Brasileiro sobre a responsabilidade do Comprador (Lei Federal 9503 – Art. 134) e do Vendedor (Lei Federal 9503 – Art. 233) nos processos junto ao Registro de Veículos;

CONSIDERANDO o Manual de Procedimentos do RENAVAM do DENATRAN sobre documentação a ser apresentada nos procedimentos de registros de veículos no país;

CONSIDERANDO o Manual de Procedimentos do Detran-RN sobre documentação a ser apresentada nos processos de registros de veículos;

CONSIDERANDO a necessidade de adequação do cumprimento da Portaria 029 de 2018 - GADIR que autoriza a representação por despachantes sem a necessidade de Procuração Pública;

CONSIDERANDO a Portaria 623 de 2019 do Detran-RN, que obriga o uso de Procuração Particular por despachantes credenciados no DETRAN RN;

CONSIDERANDO a Portaria 1661 de 2018 do Detran-RN, que obriga o recebimento de documentos autenticados, na impossibilidade de serem apresentados documentos originais que autorize o servidor confirmar a autenticidade.

RESOLVE:

Art. 1° A Procuração Particular apresentada por despachantes junto a processos vinculados à Coordenadoria de Registro de Veículos deverá seguir os critérios a seguir:

I - Deverá ser original, específica quanto ao serviço e poderes específicos para representação junto ao DETRAN RN;

II -Totalmente digitada com exceção da assinatura, esta confeccionada de caneta na cor azul ou preta;

III – Quando da utilização de cópia, esta deverá obrigatoriamente constar o reconhecimento de firma por autenticidade do outorgante.

IV – Deverá vir acompanhada de documento com foto, assinatura do despachante e a assinatura do outorgante deve estar em consonância com a assinatura do documento apresentado.

V – Quando o outorgante for pessoa jurídica, a procuração deverá vir acompanhada de contrato social ou aditivo consolidado indicando o outorgante como legitimado, juntando-se ainda documentação da pessoa jurídica e do seu representante.

Art. 2° Nos serviços de Primeiro Emplacamento e Transferência de Propriedade a procuração terá como outorgante o Comprador.

Art. 3º Procuração Particular não autoriza a substituição da assinatura do Comprador no recibo do veículo ou em declaração de pedido de 2ª via de documentos.

Art. 4º Quando do outorgante possuir mais de 01 (um) veículo em seu nome, poderá especificar os serviços para cada veículo ou especificar os serviços em comum para todos os veículos em uma única procuração, neste caso, informando sua validade.

Art. 5º Nos processos acompanhados de Procuração Particular deverão as cópias de documento de identificação do outorgante serem autenticadas.

Art. 6º A procuração particular deverá seguir o modelo em Anexo desta Portaria.

Art. 7º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação. 

JONIELSON PEREIRA DE OLIVEIRA

Diretor Geral do DETRAN/RN

 

ANEXO

 

PROCURAÇÃO PARTICULAR

OUTORGANTE: ________________________________________, brasileiro, estado civil, portador do RG. Nº___________, e CPF:__________, residente na ____________________________. Nomeio e constituo como meu procurador (outorgado).

OUTORGADO: ________________________________________, brasileiro, estado civil, Despachante Credenciado junto ao DETRAN/RN, portador do RG. ___________, e CPF: ____________, residente à ___________________________________________.

DOS PODERES: Com poderes de representação junto ao DETRAN/RN, com fins específicos para realizar os seguintes serviços: (obrigatório especificar os serviços), para o(s) veiculo(os) abaixo listado(s), de PLACA: ___________, RENAVAM: ________, em nome do OUTORGANTE para o fiel cumprimento e desempenho do presente mandato.

Natal/RN, ___ de ________ de 2020

______________________________

Assinatura do outorgante