UNIVERSIDADE
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
EDITAL Nº
13/2019– PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃOTEMPORÁRIA DE PROFESSOR
– PROGEP/UERN
A
Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), fundamentada na Lei Ordinária
Estadual Nº 9.939, de 09 de abril de 2015, torna pública a abertura de
inscrições para o Edital Nº 13/2019 - Processo Seletivo Simplificado para
contratação temporária de professor – PROGEP-UERN; considerando a Lei nº 7.943/2001; considerando a
demanda de sala de aula do semestre letivo 2019.1, amparado no princípio da
continuidade do serviço público, em conformidade com o disposto abaixo:
1. DO CURSO/UNIDADE, NÚMERO DE VAGAS, REGIME DE TRABALHO,
ÁREAS DE ATUAÇÃO E REQUISITOS.
DEPARTAMENTO / CAMPUS |
Nº DE VAGAS (ampla concorrência) |
Nº DE VAGAS (pessoas com deficiência) |
TOTAL DE VAGAS |
RT*(h) |
ÁREA
DE ATUAÇÃO |
REQUISITOS
NECESSÁRIOS / HABILITAÇÃO TÉCNICA |
Letras Estrangeiras / ASSU |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
40h |
Língua
Inglesa e respectivas Literaturas |
Graduação
em Letras – Língua Inglesa e/ou Literaturas respectivas, com Especialização
em Letras Língua Inglesa e/ou Literaturas respectivas. |
Enfermagem / CAICÓ |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
20h |
Bases
do trabalho e assistência de Enfermagem; Enfermagem em saúde coletiva; Bases
da semiologia e semiotécnica da Enfermagem;
Morfologia |
Graduação
em Enfermagem; Experiência profissional mínima de 1 (um) ano na docência do
ensino técnico em enfermagem ou 1 (um) semestre no ensino superior em
Enfermagem; Experiência profissional mínima comprovada de 1 (um) ano nos
serviços de saúde (assistência de Enfermagem); Disponibilidade de tempo para
assumir a carga horária, conforme necessidade do departamento. |
Geografia / PAU DOS FERROS |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
40h |
Geografia
Física |
Mestrado
em Geografia e áreas afins. |
Letras / PATU |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
40h |
Ensino
de Língua Portuguesa (Fonética e Fonologia,
Argumentação, Sociologia da Linguagem e Português Instrumental) |
Graduação
e Especialização em Letras Português |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
20h |
Língua
Brasileira de Sinais e Ensino - LIBRAS |
Licenciatura
plena em Letras: Libras OU em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda
língua OU Licenciatura em qualquer área com Pós-Graduação em Libras. |
|
Ciências Biomédicas / MOSSORÓ |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
20h |
Doenças dermatológicas |
Graduação em
Medicina; Especialização em Dermatologia registrada no CRM (Conselho Regional
de Medicina) e comprovada pelo RQE (Registro de Qualificação de
Especialista); Disponibilidade para assumir a carga horária, conforme
necessidade do departamento. |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
20h |
Psiquiatria |
Graduação em
Medicina; Residência Médica em Psiquiatria, ou Título de Especialista em
Psiquiatria, ou Especialização; Disponibilidade para assumir a carga horária,
conforme necessidade do departamento. |
|
01 |
Cadastro reserva |
01 |
20h |
Módulo
Morfofuncional I e II (Fisiologia) |
Graduação em
Medicina e Residência Médica em Cirurgia Geral ou Clínica Médica; Ou
Graduação na Área de Saúde e Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado) na área Anatomia,
Morfologia ou áreas afins. |
|
Artes / MOSSORÓ |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
40h |
Violão, Teoria
e Percepção Musical e Educação Musical |
Especialização
ou Mestrado em música e/ou áreas afins. |
Letras
Vernáculas / MOSSORÓ |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
40h |
Língua
Brasileira de Sinais e Ensino |
Graduação em
Letras ou Pedagogia; Disponibilidade para assumir carga horária conforme a
necessidade do Departamento, inclusive, em outros campi; Experiência mínima
de 02 semestres em docência. |
Física / MOSSORÓ |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
20h |
Ensino de Física |
Graduado
em licenciatura em
Física com no mínimo especialização em ensino de Física e/ou em ensino de
ciências. |
Serviço Social / MOSSORÓ |
01 |
Cadastro reserva |
01 |
40h |
Fundamentos do Serviço
Social, Trabalho e Política Social |
Ser
maior de 18 anos; Disponibilidade de horário para atender às necessidades do
departamento, de segunda à sexta, conforme regime de trabalho de 40h;
Graduação em Serviço Social. |
*RT
– Regime de Trabalho, em horas semanais.
1.1. Os diplomas de
graduação apresentados devem ter sido obtidos em cursos devidamente autorizados
e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) ou pelo Conselho
Estadual de Educação (CEE), ofertados por Instituições de Ensino Superior credenciadas
pelo CNE ou pelo CEE. No caso de graduação obtida em instituição estrangeira,
deve ser revalidado nos termos da Resolução CNE/CES nº 1, de 28 de janeiro de
2002 (alterada pela Resolução CNE/CES nº 8, de 4 de outubro de 2007, e pela
Resolução CNE/CES nº 7, de 25 de setembro de 2009), na forma do art. 48 da Lei
Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB).
1.2. Os certificados
de especialização Lato sensu deverão atender
ao que prevê a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, que “estabelece
normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato sensu,
em nível de especialização”. O título de Especialista obtido por meio de
residência médica, deverá observar o Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de
1977, e ser devidamente credenciado pela Comissão Nacional de Residência
Médica. Os títulos de Mestre e de Doutor somente serão aceitos se obtidos ou
validados em Programa de Pós-Graduação credenciado pela CAPES; no caso de ter
sido obtido em instituição estrangeira, devem ter sido revalidados na forma do
art. 48 da Lei Federal nº 9.394/1996, e da Resolução CNE/CES nº 3, de 1º de
fevereiro de 2011; para efeito de verificação de áreas afins será utilizada a
tabela de áreas do conhecimento definida pela CAPES, utilizando-se as grandes
áreas de avaliação.
1.3. Os itens
elencados em requisitos necessários são cumulativos, devendo o(a) candidato(a)
atender a todos os itens expressos, excetuando-se os casos onde estiver
explícito a condição de opção entre os requisitos.
1.4. Os(as)
aprovados(as) deverão ter disponibilidade para assumir as atividades propostas
pelo Departamento, dentro do limite de carga horária expressa em contrato,
envolvendo, inclusive atividades em Núcleos Avançados de Educação Superior.
1.5. Preenchidas
as vagas objeto do presente edital, os(as) candidatos(as) classificados(as)
poderão assumir vagas que venham a surgir em outros Campi, diferentes do que
prestou seleção, de acordo com a necessidade e solicitação departamental.
1.6. Os demais candidatos classificados para
as vagas destinadas à formação de cadastro reserva poderão ser convocados para
contratação mediante surgimento de comprovada necessidade departamental.
1.7. Havendo surgimento de vagas, ou não
tendo aprovados ou inscritos para vagas de áreas, os candidatos classificados
poderão ser convocados e contratados para área diversa daquela para qual se
inscreveu.
1.8. O candidato aprovado e classificado não
poderá ter mais de um vínculo contratual com
a administração, concomitantemente.
2. DO PROCESSO SELETIVO
O processo
seletivo simplificado será
composto de duas etapas, prova didática e análise de currículo, conforme
descrito nos itens a seguir:
2.1. Publicação do Edital: 24/06/2019
2.2. Local, Período e Horário das
Inscrições
As
inscrições serão realizadas nos Departamentos Acadêmicos, situados nos
endereços dispostos no quadro abaixo, no período de 25 de junho a 02 de julho de 2019, no horário de 8:00h
às 11:00h.
Departamento/
Unidade Acadêmica |
Endereço |
Letras Estrangeiras / ASSU |
Rua Sinhazinha Wanderley, 871, Centro – Assu/RN.
CEP: 59650-000 – Fone: (84)
3331-2411. E-mail: dle_assu@uern.br |
Enfermagem / CAICÓ |
Av. Rio Branco, nº 725, Centro – Caicó-RN.
CEP 59300-000 – Fone: (84) 3421-6513. E-mail: den.caico@uern.br |
Geografia / PAU DOS FERROS |
BR 405, KM 3, Arizona - Pau dos Ferros-RN.
CEP: 59900-000 – Fone: (84) 3351-2560. E-mail: dge.pferros@uern.br |
Letras / PATU |
Rua Lauro Maia, s/n,
Centro. Patu-RN – CEP: 59770-000 – Fone: (84)
3361-2209. E-mail:
dl_patu@uern.br |
Ciências Biomédicas / MOSSORÓ |
Rua Atirador Miguel Antônio da Silva Neto, s/n, Aeroporto –
Mossoró-RN. CEP: 59607-360 - Fone:
(84)3315-2248. E-mail: dcb@uern.br |
Artes / MOSSORÓ |
Av. Prof. Antônio Campos, S/N, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN.
CEP: 59610-090 – Fone: (84) 3315-2173. E-mail: dart@uern.br |
Letras Vernáculas / MOSSORÓ |
Av. Prof. Antônio Campos, S/N, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN.
CEP: 59610-090 – Fone: (84) 3315-2216. E-mail: dlv@uern.br |
Física / MOSSORÓ |
Av. Prof. Antônio Campos, S/N, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN.
CEP: 59610-090 – Fone: (84) 3315-2235. E-mail: dfis@uern.br |
Serviço Social / MOSSORÓ |
Av. Prof. Antônio Campos, S/N, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN.
CEP: 59610-090 – Fone: (84) 3315-2212. E-mail: desso@uern.br |
2.2.1.
Homologação das inscrições
A homologação das inscrições será
fixada nos murais do(s) respectivo(s) Departamento(s)/Unidade(s) Acadêmica(s),
no(s) endereço(s) disposto(s) no item 2.2, no dia 02
de julho de 2019.
2.3. Locais de realização de todas
as etapas do processo
As etapas do processo seletivo ocorrerão nos Departamentos
/ Unidades Acadêmicas, conforme endereço disposto no item 2.2.
2.4. Sorteio dos temas e horários
para a Prova Didática
O sorteio do tema para a Prova Didática,
bem como da ordem de apresentação, ocorrerá na presença dos(as) candidatos(as)
no respectivo local, de acordo com a área de atuação indicada no item “1”
deste Edital. Será conduzido pelo departamento de lotação indicado no item “1”.
Dependendo da quantidade de inscritos, as datas abaixo poderão sofrer alteração
conforme estabelecido nos itens 4.4.6.
e 4.4.6.1.
O
sorteio será realizado por representantes do Departamento Acadêmico em reunião
aberta ao público, sendo obrigatória a presença do(a) candidato(a) ao sorteio e
de sua inteira responsabilidade o conhecimento do resultado.
Departamento/ Unidade Acadêmica |
Data provável para a realização do sorteio do tema
para a Prova Didática (ver item 4.4.6.1) |
Horário provável do sorteio do tema para a Prova
Didática |
Letras Estrangeiras / ASSU |
03/07/19 |
8h |
Enfermagem / CAICÓ |
03/07/19 |
8h |
Geografia / PAU DOS FERROS |
03/07/19 |
8h |
Letras / PATU |
03/07/19 |
8h |
Ciências Biomédicas / MOSSORÓ |
03/07/19 |
19h |
Artes / MOSSORÓ |
03/07/19 |
8h |
Letras Vernáculas / MOSSORÓ |
03/07/19 |
8h |
Física / MOSSORÓ |
03/07/19 |
8h |
Serviço Social / MOSSORÓ |
03/07/19 |
8h |
O(A) candidato(a) deverá se apresentar no respectivo local, de acordo com
o quadro constante do item 2.2 deste Edital, 15 minutos antes do sorteio do
tema para prova didática. O não comparecimento do(a) candidato(a) no momento de
início do sorteio acarretará a eliminação automática do(a) mesmo(a).
2.5. Prova Didática
As provas
didáticas ocorrerão nas datas prováveis especificadas abaixo, com início provável para o primeiro(a) candidato(a)
conforme quadro a seguir, tendo continuidade de acordo com a ordem do sorteio.
Ocorrerão de acordo com a área de atuação indicada no item 1.0 deste
edital e nos locais especificados no item 2.3.
Departamento/
Unidade Acadêmica |
Data provável da Prova Didática (ver item 4.4.6.1) |
Horário provável de início da Prova Didática |
Letras Estrangeiras / ASSU |
04/07/19 |
8h |
Enfermagem / CAICÓ |
04/07/19 |
8h |
Geografia / PAU DOS FERROS |
04/07/19 |
8h |
Letras / PATU |
04/07/19 |
8h |
Ciências Biomédicas / MOSSORÓ |
04/07/19 |
19h |
Artes / MOSSORÓ |
04/07/19 |
8h |
Letras Vernáculas / MOSSORÓ |
04/07/19 |
8h |
Física / MOSSORÓ |
04/07/19 |
8h |
Serviço Social / MOSSORÓ |
04/07/19 |
8h |
De acordo com o número de candidatos inscritos as datas poderão ser
modificadas, sendo comunicadas no momento do sorteio e publicadas nos murais
das unidades acadêmicas.
2.6. Resultado da Seleção
2.6.1. Resultado preliminar
As bancas
deverão enviar o resultado preliminar das avaliações individuais ao e-mail da
PROGEP (progep@uern.br) até as 10h do dia 05 de julho
de 2019.
Os
resultados preliminares do processo seletivo serão publicados em edital
próprio, a ser divulgado através do Portal UERN (www.uern.br) no link seleções,
tendo data prevista de publicação o dia 05 de julho de 2019.
2.6.2 Dos recursos
2.6.2.1. O(a)
candidato(a) poderá interpor recurso contra o resultado preliminar,
exclusivamente da Análise do Currículo, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas
após a publicação do resultado preliminar, preenchendo anexo constante no
resultado preliminar, além de nova ficha de pontuação para avaliação de
títulos.
2.6.2.2. O recurso
deverá ser enviado pelo próprio(a) candidato(a), exclusivamente para o
e-mail progep@uern.br e para o e-mail do departamento
ao qual concorre a vaga (ver item 2.2).
2.6.2.3. O(a)
candidato(a) deverá ser claro e consistente em seu pleito, informando com
precisão o objeto do recurso.
2.6.2.4. Recurso
intempestivo ou inconsistente será preliminarmente indeferido.
2.6.2.5. Recurso enviado
fora do prazo estipulado será preliminarmente indeferido.
2.6.2.6. Os
recursos serão julgados pela comissão avaliadora em até 01 dia útil e respondidos
aos(as) candidatos(as), individualmente por meio eletrônico.
2.6.3. Do resultado
final
O resultado final será publicado
em edital próprio, a ser divulgado através do Portal UERN (www.uern.br) no link seleções e
nos murais das respectivas unidades acadêmicas, tendo data de publicação até dia 10 de
julho de 2019.
3. DAS
INSCRIÇÕES
As
inscrições serão efetuadas de modo presencial pelo(a) candidato(a) ou por
procurador(a) legalmente constituído(a) nos locais e horários indicados no quadro do item 2.2 deste EDITAL.
3.1. Taxa de inscrição
O(a) candidato(a) deverá efetuar o
pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) a ser depositada no Banco do Brasil,
Agência 4687-6, Conta 7068-8 (depósito Identificado ou transferência bancária).
Não será
aceito comprovante de depósito não identificado, efetuado em terminal de
autoatendimento (caixa eletrônico) através de envelope bancário. Nos casos de
pagamento incorreto ou por meio de envelopes bancário, não será feito o
ressarcimento ao(a) candidato(a).
3.2. Documentos a serem apresentados no ato da inscrição
·
Não será aceita
inscrição com pendência de qualquer um dos documentos acima.
4. DO PROCESSO SELETIVO
4.1. A seleção objeto deste Edital será
realizada em etapas sucessivas, conduzidas exclusivamente pela UERN, através de
Banca Examinadora designada pelos Departamentos Acadêmicos, de acordo com os
critérios e procedimentos constantes no presente Edital.
4.2. Primeira etapa: PROVA DIDÁTICA, de caráter eliminatório e classificatório, tratando
de conhecimento específico sobre a área do concurso, conforme item 4.5.,
avaliadas conforme Anexo II deste Edital.
4.3. Segunda etapa: AVALIAÇÃO DE TÍTULOS, de caráter apenas classificatório, mediante a
análise da documentação comprobatória respectiva, organizada por grupos,
conforme Anexo III deste Edital.
4.4. PROVA DIDÁTICA
4.4.1. De caráter eliminatório, com obtenção de nota mínima
7,0 (sete) para efeito de classificação. Constará
de Aula Expositiva perante Banca Examinadora, com duração de no mínimo 25
(vinte e cinco) e no máximo 30 (trinta) minutos.
4.4.2. A banca
examinadora não se manifestará no decorrer da Prova Didática; o(a) candidato(a) poderá ser questionado(a) por membro da
banca sobre o tema da aula.
4.4.3. É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) o
controle do tempo de sua apresentação, sendo eliminado o(a) candidato(a) que
não cumprir o tempo previsto.
4.4.4. O sorteio será
realizado por representantes designados pelo Departamento Acadêmico em reunião
aberta ao público.
4.4.5. É obrigatória a
presença do(a) candidato(a) ao sorteio referido no item anterior e de sua
inteira responsabilidade o seu conhecimento do resultado.
4.4.6. Será fixado e divulgado no mural do departamento, o ponto
sorteado para a Prova Didática, a ordem de sua realização pelos(as)
candidatos(as), bem como dia e hora do início.
4.4.6.1. Caso seja necessário mais de um dia de realização da Prova
Didática, haverá um novo sorteio no dia seguinte para os(as) candidatos(as) que
apresentarão no segundo dia, e assim sucessivamente até encerrar as
apresentações.
4.4.7. A Prova Didática
será realizada após o decurso de pelo menos vinte e quatro horas do sorteio do
ponto da Prova Didática.
4.4.8. Em caso de
força maior, a critério da Banca Examinadora, a Prova Didática poderá sofrer
interrupção.
4.4.8.1. Na hipótese de
falta de energia elétrica, independente da responsabilidade da UERN, a prova
poderá ser suspensa por até 5 minutos, por opção do(a) candidato(a) que estiver
desenvolvendo sua aula didática no exato momento da falta da energia. Decorrido
este prazo, sem o retorno da energia, o(a) candidato(a) deverá prosseguir na
sua prova, assim como os(as) candidatos(as) subsequentes, mesmo sem os recursos
que necessitem de energia elétrica.
4.4.8.2. Por caso de
força maior e outras ocorrências relevantes serão registrados na ata da
avaliação da Prova Didática.
4.4.9. Poderão ser utilizados quaisquer recursos didáticos
compatíveis com a estrutura e instalações
elétricas do local de prova,
cumprindo ao(a) candidato(a) providenciar, por seus próprios meios, a obtenção,
instalação e utilização do equipamento necessário.
4.4.10. No início da
Prova Didática, o(a) candidato(a) deverá entregar o Plano de Aula em 3 (três)
vias impressas, à Banca Examinadora. A não entrega do Plano de Aula implicará
na impossibilidade do(a) candidato(a) de realizar esta Prova tendo sua nota
contabilizada como zero nesta Prova.
4.4.10.1. A Banca Examinadora não solicitará o Plano de Aula, cabendo
unicamente ao(a) candidato(a) a responsabilidade por interdi-lo.
4.4.11. Todos os(as)
candidatos(as) deverão apresentar-se para a Prova Didática com antecedência
mínima de 30(trinta) minutos do horário programado para início da prova.
4.4.11.1. Será considerado desistente e será eliminado do concurso
o(a) candidato(a) que não estiver presente na hora designada para o início da
Prova Didática.
4.4.12. Não será
permitido ao(a) candidato(a) que já tiver se submetido à Prova Didática
permanecer no recinto onde ela foi realizada, sendo a presença em sala exclusiva ao(a) candidato(a) avaliado e à
banca examinadora.
4.4.13. A avaliação da
Prova Didática procederá de acordo com os seguintes critérios, conforme Anexo
II.
a) Coerência
entre os objetivos previstos no plano de aula e os conteúdos desenvolvidos, com
pontuação máxima igual a 2,0.
b) Sequência
lógica e coerência do conteúdo, com pontuação máxima igual a 2,5.
c) Linguagem
adequada, clareza da comunicação, objetividade e contextualização, com
pontuação máxima igual a 2,0.
d) Domínio do
conteúdo, com pontuação máxima igual a 2,5.
e) Utilização adequada do tempo para
execução da aula, com pontuação máxima
igual a 1,0.
4.4.14. A avaliação da
Prova Didática será feita pela Banca Examinadora, cabendo a cada examinador
atribuir nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez), utilizando uma casa decimal,
conforme Anexo II ou Anexo III (específico que trata o item 4.2).
4.4.15. A nota final da
Prova Didática será a média aritmética das notas atribuídas ao(a) candidato(a)
por cada um dos examinadores, considerando até a segunda casa decimal,
realizado o arredondamento de nota.
4.4.15.1. Será eliminado
o(a) candidato(a) que obtiver média inferior a 7,0 (sete inteiros), devendo seu
resultado configurar na lista do resultado preliminar.
4.4.16. Não será divulgada a nota atribuída por cada membro da
Banca Examinadora de forma independente.
4.5. TEMAS PARA A PROVA DIDÁTICA
Departamento /
Campus Área |
Temas |
Bibliografia
sugerida |
Letras Estrangeiras / ASSU Língua Inglesa e respectivas Literaturas |
1. Theatre in the Age of Shakespeare. 2. English Romantic poets: first and second generations. 3. Realism and Naturalism
in the American short story. 4. The prose of the “Lost Generation”. 5. Verb
tenses and forms (focus on form,
meaning and use); 6. Phonetics
and phonology: stress and intonation in the English language;
7. The
use of reading strategies in text comprehension; 8. Developing communicative
competences in English as
additional language
classes. |
AEBERSOLD,
J. A.; FIELD, M. L. From reader
to reading teacher. New York: Cambridge University Press, 1997. BROWN,
H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language
pedagogy. Upper-Saddle River, New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994. CELCE-MURCIA;
M.; BRINTON, D.; GOODWIN; J. M. Teaching Pronunciation: a reference for teachers of english
to speakers of other languages. New York, NY- CUP,
1999. DAVIES,
F. Introducing reading. London: Penguin, 1995. FORD,
B. (ed.). The Age of
Shakespeare. The New Pelican Guide to English Literature. London: Penguin Books, 1982. HARMER,
J. How to teach English: an introduction
to the practice of English language
teaching. Essex, England: Longman Limited, 1998. HART,
J.; LEININGER, P. W. The Oxford Companion
to American Literature.
6. ed. Oxford: Oxford University Press, 2013. MURPHY,
R. Essential Grammar in Use: a self-study
reference and practice book for advanced students of English.
Cambridge: Cambridge University Press,
2010. ORION,
G. F. Pronouncing American
English. Chicago: Heinle &
Heinle Publishing, 1997. PIZER,
D. The Cambridge Companion
to American Realism and Naturalism. From Howells to London. Cambridge Companions to
Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. SANDERS,
A. The Short Oxford History
of English Literature. 3. ed. Oxford: Oxford University
Press, 2004. SMITH,
E. The Cambridge Introduction
to Shakespeare. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 2007. STANLEY,
G. Language learning with technology: ideas for integrating technology into the classroom. Cambridge, UK:
Cambridge University Press,
2013. SWAN,
M. Practical English Usage. Oxford: Oxford University
Press, 2005. |
Enfermagem / CAICÓ Bases do trabalho e assistência de Enfermagem; Enfermagem em saúde coletiva; Bases da
semiologia e semiotécnica da Enfermagem; Morfologia |
1.
Administração de medicação; 2. Avaliação
clínica em enfermagem: exame físico cardiovascular; 3. Assistência
de Enfermagem nas eliminações vesicais: cateterização
vesical; 4. Assistência
de enfermagem no processo de cicatrização tecidual: técnica de limpeza das
lesões; 5. Processo de
construção e consolidação do Sistema Único de Saúde: o SUS que temos e o SUS
que queremos; 6. A
Estratégia Saúde da Família como eixo estruturante da atenção básica no SUS; 7. Consulta de
enfermagem na perspectiva da clínica ampliada. |
AGUIAR, Z. N.
SUS: Sistema Único de Saúde – Antecedentes, percurso, perspectivas e
desafios. São Paulo: Martinari, 2011. BRUNNER.
SUDDARTH. Tratado de Enfermagem médicocirúrgica. 12
ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. CAMPOS, G.W.S.; et al. Tratado de Saúde
Coletiva. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006 CARPENITO, L.
J. Diagnóstico de Enfermagem: aplicação à prática clínica. Porto Alegre-RS:
ARTMED, 2002. CUNHA, G. T. A
construção da clínica ampliada na atenção básica. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 2007. GIOVANELLA, L.
et al. Políticas e sistema de saúde no Brasil. Rio
de Janeiro: Fiocruz, 2008. POTTER, P. A;
PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. NETTINA, S. M.
Prática de Enfermagem. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
2007. UNIVERSIDADE
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em
Enfermagem Campus Caicó. Caicó
(RN): UERN, 2019. |
Geografia / PAU DOS FERROS |
1.
Processos e fatores de formação do solo; 2.
Classificação dos solos; 3.
Degradação e conservação dos solos; 4.
Pedologia aplicada ao ensino de Geografia; 5.
Dinâmica interna e externa da Terra; 6.
Rochas e minerais; 7.
Intemperismo dos minerais e rochas e sua contribuição
na formação dos solos; 8.
Formação geológica e exploração de recursos minerais do Brasil; 9.
Métodos e técnicas de pesquisa em Geografia; 10. Elaboração e utilização de
linguagens e materiais no Ensino de Geografia. |
ANDRADE, A. R. de; SCHMIDT, L. P. Metodologias de pesquisa em
geografia. Paraná: Unicentro, 2014. CARNEIRO, R. N. Pensando a Geografia e o ensino dos seus
conceitos-chave. Pará de Minas-MG: Editora Virtual
Books, 2011. CASTROGIOVANNI, A. Castro; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. (Org.).
Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11 ed. Porto
Alegre: Editora Mediação, 2014. EMBRAPA. Sistema
Brasileiro de Classificação de Solos. 3. ed. Rio de Janeiro. 2013. 412 p. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo:
Atlas, 2008. LEPSCH, I. F. 19 Lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de Textos,
2011. 456 p. LIMA, J. da S.; ANDRADE, S. F. de; FORTUNA, D. da S. Pedologia
aplicada à Geografia: desafios e perspectivas na educação básica. Caderno de
Estudos Geoambientais, CADEGEO, v. 7, n. 1,
p.05-20, 2016. MELFI, A. J.; MISI, A.; CAMPOS, D. de
A.; CORDANI, U. G. Recursos minerais do Brasil: problemas e desafios. Rio de
Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2016. Disponível em:
http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-7006.pdf. Acesso em 02 de abril de 2019. POPP, J. H. Geologia geral. São Paulo:
LTC, 2010. REGO, N; CASTROGIOVANNI, A. Carlos; KAERCHER, Nestor André (Org.).
Geografia: práticas pedagógicas para ao ensino médio. Porto Alegre: Penso,
2011. v. 2. RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S. B.; CORRÊA, G. F. Pedologia: base
para distinção de ambientes. NEPUT/ UFV. 5 ed. Viçosa. 2007. 338 p. TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M.;
FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs). Decifrando a
Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003. |
Letras / PATU Ensino
de Língua Portuguesa (Fonética e Fonologia,
Argumentação, Sociologia da Linguagem e Português Instrumental) |
1.
Concepções de linguagem, língua e texto e suas perspectivas teóricas. 2.
A teoria do signo linguístico e as contribuições de
Saussure para os estudos da linguagem. 3.
A fonética e a fonologia: suas funções e interfaces 4.
As contribuições da Fonética e Fonologia para o ensino de Língua Portuguesa e
outras áreas. 4.
Linguagem e argumentação: reflexões teóricas para o ensino 5.
Estratégias argumentativas e tipos de argumento 6. Distinção entre gêneros textuais e tipos textuais:
orientações para o ensino 6. Reflexões sobre texto:
textualidade, coesão e coerência |
ABREU, Antonio
Suarez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê
Editorial, 2002. ALI, M. S. Gramática
histórica da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2000. ARISTÓTELES. Dos
argumentos sofísticos. Tradução de L. VALLANDRO; G. BORNHEIM. Porto Alegre:
Globo, 1973; BAKHTIN, Mikhail (VOLOSHINOV).
Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud
e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1997. BAKHTIN, Mikhail.
Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermatina
Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BORBA,
F. S. Introdução aos estudos linguísticos. 13. ed.
Campinas, SP: Pontes, 2003. CALLOU, Dinah e LEITE,Yonne.
Iniciação á Fonética e à Fonologia. 11ª edição.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. CÂMARA, JR. J. M. História
e estrutura da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1979. CARVALHO, D. G; CUNHA, C.
Gramática histórica. São Paulo: Ática, 1981. COUTO, H. H. O que é
português brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1988. CALLOU, Dinah e LEITE,Yonne.
Iniciação á Fonética e à Fonologia. 11ª edição.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. FARACO,
C. A. e TEZZA, C. Oficina de Texto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. .
Prática de Textos para Alunos
Universitários. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. KOCH, Ingedore
G. Villaça. Desvendando os
Segredos do Texto. São Paulo: Cortez, 2002. FIORIN,
J. L. e SAVIOLI, F. Platão. Para Entender o Texto: leitura
e redação. São Paulo: Scipione, 2000. SEARA, Izabel Christine, NUNES, Vanessa Gonzaga e LAZZAROTTO-VOLCÃO,
Cristiane. Para conhecer Fonética e Fonologia do português brasileiro. São
Paulo: Contexto, 2002. |
Letras / PATU Língua Brasileira de Sinais e Ensino - LIBRAS |
1. Alfabeto
manual e sinal soletrado; 2. Pronomes
demonstrativos; 3. Calendário
e advérbio de tempo; 4.
Configurações de mão; 5. Situação
formal e informal; 6. Pronomes
interrogativos; 7. Advérbios
de tempo; 8. Tipos de
frases. OBS: A aula
será ministrada pelo candidato em LIBRAS e traduzida por intérprete
disponibilizado pelo Departamento. |
SOUZA,
Tanya A. Felipe de; MONTEIRO, Myrna
Salerno. Libras em Contexto: curso básico. 6 ed.
Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, 2006. QUADROS,
Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir.
Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos.
Porto Alegre: ARTMED, 2004. (Coleção Cadernos CED, n. 13). RAPHAEL,
Walkíria Duarte; CAPOVILLA, Fernando César.
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: o mundo do surdo em libras. -
Educação. Vol. 1. São Paulo: EDUSP, 2004. _________.
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: o mundo do surdo em libras –
Artes e Cultura, Esportes. Vol 2. São Paulo: EDUSP,
2004. __________.
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: o mundo do surdo em libras –
Palavras de função gramatical. Vol 8. São Paulo:
EDUSP, 2006. |
Ciências Biomédicas / MOSSORÓ Doenças dermatológicas |
1. Propedêutica Dermatológica 2. Micoses
Superficiais 3. Eczemas (Atópico e de Contato) 4. Hanseníase 5. DST e SIDA 6. Piodermites 7. Neoplasias
Malignas da Pele 8. Dermatoviroses 9. Farmacodermias 10. Dermatozoonoses |
AZULAY, R. D.;
Dermatologia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan,
2015. AZULAY, L.;
HANAUER, L.; Atlas de Dermatologia: da Semiologia ao Diagnóstico. 2ª ed. Rio
de Janeiro: Elsevier, 20013. SAMPAIO, S.
A.P.; RIVITTI, E. A. Dermatologia. 3 ed. São Paulo: Ed. Artes Médicas, 2007. TALHARI, S.;
NEVES GARRIDO, R.; Atlas de Dermatopatologia
Tropical. 02ª ed.; Rio de Janeiro; Guanabara-Koogan,
2001. MINISTÉRIO DA
SAÚDE. Dermatologia na Atenção Básica. 1 Ed. Brasília, 2002. |
Ciências Biomédicas / MOSSORÓ Psiquiatria |
1. Estrutura psíquica e sua formaçãoevolutiva
(Personalidade e seu desenvolvimento); 2. A atuação
médica e as necessidades do paciente (O paciente psicossomático); 3.
Psicopatologia; 4.
Esquizofrenia; 5. Transtorno
Bipolar do Humor; 6. Transtorno
de Pânico; 7. Dependência
química e alcoolismo; 8. Urgências
psiquiátricas; 9. Transtorno
de Déficit de Atenção e Hiperatividade; 10. Anorexia
Nervosa. |
BENETTON, L.
G. Temas de Psicologia em saúde – A relação profissional – paciente. 2ª
edição. São Paulo: Novartis, 2002. BERGERET, J.
Psicologia Patológica. São Paulo: Editora Masson do
Brasil, 1990. BOTEGA, Neury José. Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. DALGALARRONDO,
P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000. HAYNAL, A.;
PASINI, W. Medicina Psicossomática. São Paulo: Editora Masson
do Brasil, 1990. JAEMMET,
Philippe; REYNAUD, Michel; CONSOLI, Silla.
Psicologia Médica. MEDSI. Rio de Janeiro: Editora Médica e Científica , 2000. JASPERS, K.
Psicopatologia geral. Rio de Janeiro: Atheneu,
1979. KAPLAN, H.I.; SADOCK, B.J. Tratado de
psiquiatria. 3ª ed, Porto Alegre: Artmed, 1995. KRETSCHMER,
ERNST. Psicologia médica. São Paulo: Atheneu, 1974. LEWIS, Howard
R.; LEWIS, Martha E. Fenômenos psicossomáticos: até que ponto as emoções
podem afetar a saúde. Rio de Janeiro: Livraria José Olímpio Editora, 1974. LOUZÃ NETO,
M.R; ELKIS, H. Psiquiatria básica. 2 ed. São Paulo: Artmed,
2007. MARCO, Mário
Alfredo de. A face humana da medicina: do modelo biomédico ao modelo
biopsicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. |
Ciências Biomédicas / MOSSORÓ Módulo Morfofuncional
I e II (Fisiologia) |
1. Resistência inespecífica a doença e imunidade; 2.
Sensibilidade Geral; 3.
Sensibilidade Especial; 4. Formação
das hemácias; 5. Pâncreas
Endócrino; 6. Pâncreas
Exócrino; 7. Gravidez; 8. Ciclo
Cardíaco. |
CURI,
R.; PROCOPIO, J. Fisiologia Básica. 1. ed. Guanabara Koogan,
2009 GUYTON,
A . C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 10. ed. Guanabara Koogan, 2002 HENEGHAN,
C.; BADENOCH, D. Ferramentas para medicina baseada em evidências. 2 ed. Porto
Alegre: Artmed, 2007. JEKEL,
J.F.; KATZ, D.L.; ELMORE,
J.G. Epidemiologia, bioestatística e medicina preventiva. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. |
Artes / MOSSORÓ Violão, Teoria e Percepção Musical e Educação Musical |
Temas para a
prova Didática: 1. Iniciação
musical através do violão: articulações entre práticas e possibilidades; 2.
Perspectivas e práticas para o ensino de violão em múltiplos contextos; 3. Música na
educação básica: perspectivas e ações. Prova Prática: Execução ao
violão de peça(s) de livre escolha, com duração mínima de 5 (cinco) minutos e
máxima de 10 (dez) minutos . |
TOURINHO, C.
Aprendizado musical do aluno de violão:articulações entre práticas e
possibilidades. In: HENTSCHKE, L.; DEL BEM, L (orgs).
Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula.São Paulo:
Moderna, 2003, p. 77-85. PENNA, M.
Música(s) e seu ensino. 2° ed. Rev. e ampl. Porto
Alegre: Sulina, 2015. MATEIRO, T.;
ILARI, B. (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. 352p. (Série Educação Musical). |
Letras Vernáculas / MOSSORÓ Língua Brasileira de Sinais e Ensino |
1. Alfabeto
manual e sinal soletrado; 2. Pronomes
demonstrativos; 3. Calendário
e advérbio de tempo; 4. Configurações
de mão; 5. Situação
formal e informal; 6. Pronomes
interrogativos; 7. Advérbios
de tempo; 8. Tipos de
frases. |
SOUZA,
Tanya A. Felipe de; MONTEIRO, Myrna Salerno. Libras
em Contexto: curso básico. 6a. ed. Brasília: Ministério da
Educação/Secretaria de Educação Especial, 2006. QUADROS,
Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir.
Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos.
Porto Alegre: ARTMED, 2004. (Coleção Cadernos CED, n. 13). RAPHAEL,
Walkíria Duarte e CAPOVILLA, Fernando César.
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: o mundo do surdo em libras. -
Educação. Vol. 1. São Paulo: EDUSP, 2004. _________.
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: o mundo do surdo em libras –
Artes e Cultura, Esportes. Vol 2. São Paulo: EDUSP,
2004. __________.
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: o mundo do surdo em libras – Palavras de função gramatical. Vol
8. São Paulo: EDUSP, 2006. |
Física / MOSSORÓ Ensino de Física |
1. Leis de Newton; 2. Princípios
de conservação na Mecânica Clássica; 3. Ondas
mecânicas; 4. Circuitos
elétricos; 5. Princípio
da indução eletromagnética; 6. Ondas
eletromagnéticas; 7. As leis da
Termodinâmica; 8. Teoria
Cinética do gás ideal; 9. Fundamentos
da teoria restrita da relatividade; 10.
Fundamentação experimental da mecânica quântica. |
NUSSENZVEIG,
H. M. Curso de Física Básica. V. 1, 2 e 3. São Paulo: Editora Blücher, 2013. TIPPLER, P. A.
Física. V. 1, 2, e 3. Rio de Janeiro: LTC, 2000. HEWITT, P. G.
Física Conceitual. Bookman Companhia Editora, 2002. HALLLIDAY, D.,
RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos de Física. V. 1,2,3 e 4. Rio de Janeiro:
LTC, 1995. BRASIL;
Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio. Secretária de Educação Média e
tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC,2002. GIL PEREZ, D.
e CARVALHO, A. M. P. Formação de Professores de Ciências: tendências e
inovações. São Paulo: Editora Cortez, 1993. GRUPO DE
REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA (GREF). Física. V. 1, 2, e 3. São Paulo:
Edusp, 1993. |
Serviço Social / MOSSORÓ Fundamentos do
Serviço Social, Trabalho e Política Social |
1.
Crise do capital, reconfigurações no Estado e implicações para as políticas
sociais; 2.
Transformações no mundo do trabalho e seus rebatimentos na atuação profissional do(a) assistente
social; 3.
Produção e reprodução da Questão Social no capitalismo e desafios para o
projeto ético-político do Serviço Social; 4. As dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do Serviço Social. |
BEHRING,
Elaine; BOSCHETTI, Ivanete. Capitalismo em Crise:
política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2010. BEHRING,
Elaine; BOSCHETTI, Ivanete. Política social.
Fundamentos e História. 8. ed. Biblioteca Básica de Serviço Social, v. 2. São
Paulo, Cortez, 2011. ANTUNES,
Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do
trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999. CFESS.
Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais. Unidade III.
Vol. 1. Brasília: CFESS, 2009. IAMAMOTO,
Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital
financeiro, trabalho e questão social. 2 ª edição. São Paulo: Cortez, 2008. TEMPORALIS:
Revista da ABEPSS. Ano 2, n. 3, Brasília: ABEPSS, Grafline.
Jan/jul, 2001. YASBEK, Carmelita. Os fundamentos históricos e teórico
metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In: CFESS.
Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais. Unidade III.
Vol. 1. Brasília: CFESS, 2009. |
4.6. DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
4.6.1. A Avaliação de Títulos terá caráter
unicamente classificatório, sendo considerados os documentos comprobatórios de
formação e aperfeiçoamento profissional, e no caso de atividades docentes,
técnico-científicas, artísticas e culturais, de realizações profissionais e
trabalhos aplicados, aquelas exclusivamente dos últimos 3 (três) anos e na área
de conhecimento (item 1) que
seja objeto do concurso ou áreas afins (conforme tabela de áreas do
conhecimento definida pela Capes ou CNPq), sendo aceitos somente os títulos,
com a respectiva escala de valores, previstos no Anexo III deste Edital.
4.6.1.1. Para as publicações em livros,
revistas, artigos e anais, a comprovação deverá ser feita por meio da folha de
resumo, da folha de rosto e do sumário, nos casos que couber, dispensando-se a
apresentação de cópia integral de toda a obra.
4.6.1.2. Para as publicações exclusivamente on line, a
comprovação poderá ser feita mediante a impressão da página na Internet da
revista e impressão do artigo constando os dados do autor e da revista
diretamente da página na Internet (inclusive o ISSN online).
4.6.2. A nota da Avaliação de Títulos será
calculada como uma fração da nota máxima possível, sendo esta igual a 10,0
(dez), a qual equivale ao máximo de 140 (cento e quarenta) pontos, aferidos de
acordo com o Anexo VI. Para efeito do cálculo será aplicada a seguinte equação:
NAT = Npto/14,
onde NAT= Nota da Avaliação de Títulos;
Npto = Número de Pontos obtidos de
acordo com o Anexo III.
5.
DA BANCA EXAMINADORA
É
vedada a participação na Banca Examinadora de:
a) Cônjuge de candidato(a), mesmo que separado
judicialmente ou divorciado, ou companheiro;
b) Ascendente ou descendente de candidato(a), ou
colateral até terceiro grau, seja parentesco por consanguinidade,
afinidade ou adoção;
c) Sócio de candidato(a) em atividade profissional;
ATENÇÃO: Na ocorrência de
um dos impedimentos aqui descritos, o membro será automaticamente substituído
por um suplente.
6. DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
6.1 A Nota Final (NF) de cada candidato
será a média ponderada das notas obtidas na Prova Didática (NPD) e na Avaliação
de Títulos (NAT), 6 (seis) e 4 (quatro), respectivamente. NF = [(NPD x 6) +
(NAT x 4)]/10
Em caso de
empate, a ordem de prioridade para o desempate será:
1)
maior nota na Prova Didática;
2)
maior pontuação no Currículo Lattes;
3)
maior idade.
7. DO CADASTRO DE RESERVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
7.1. Será assegurado
o cadastro de reserva para as pessoas com deficiência.
7.1.1. A pessoa com
deficiência poderá optar por concorrer para as vagas destinadas à ampla
concorrência.
7.2. A pessoa com
deficiência deverá, no ato de inscrição, especificar sua deficiência e a
eventual necessidade de assistência especial.
7.3. Considera-se
pessoa com deficiência aquela que se enquadre nas categorias discriminadas no
artigo 5º do Decreto Federal nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 e na Lei
Estadual nº 9.697 de 25 de fevereiro de 2013, cuja deficiência seja comprovada
por profissional cadastrado pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
7.4. Se
convocado(a), o(a) candidato(a) com deficiência deverá submeter-se à Perícia
por junta Multiprofissional constituída por profissionais nomeados pela UERN
que dará decisão terminativa sobre a qualificação do(a) candidato(a) como
pessoa com deficiência, ou não, e seu respectivo grau, com a finalidade de
verificar se a deficiência declarada realmente o(a) habilita a compor o cadastro
de reserva para as pessoas com deficiência.
7.5. O não
atendimento à convocação mencionada no item 7.4. acarretará a perda de direito
à vaga destinada a pessoas com deficiência, como cadastro de reserva.
7.6. Compete
exclusivamente ao(a) candidato(a) certificar-se de que cumpre os requisitos
estabelecidos e de que dispõe da documentação de comprovação necessária para
concorrer à vaga destinada a pessoas com deficiência, como cadastro de reserva.
7.7. O(a)
candidato(a) deverá apresentar Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou o
nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doenças-CID fornecido
por profissional cadastrado pelo SUS.
7.8. O Laudo Médico
de que trata o subitem 7.7. deverá ter sido emitido há, no máximo 3 meses
anteriores a data da inscrição.
7.9. O local, as
datas e os horários de realização da avaliação pela Junta Multiprofissional
serão divulgados no Edital que publicar o resultado final do processo seletivo.
7.10. O(a) candidato(a)
convocado (a) para preenchimento da vaga destinada a pessoas com deficiência,
como cadastro reserva, deverá entregar documento original emitido e assinado
pela Junta Multiprofissional, para celebração do contrato de trabalho.
7.11. Os
candidatos que optarem por concorrer para as vagas destinadas à ampla
concorrência, não serão submetidos aos procedimentos contidos nos itens 7.4,
7.6, 7.7, 7.8, 7.10.
8. DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1.
Os(as)
candidatos(as) que não estiverem presentes pontualmente no dia, horário e local
previstos neste edital, serão automaticamente eliminados do processo seletivo.
8.2.
Ao
realizar sua inscrição, o(a) candidato(a) acata e ratifica todos os termos e
normas contidas nesse Edital.
8.3. A Remuneração inicial para professor (a) substituto(a) é
fundamentada na Lei Ordinária Estadual Nº 9.939, de 09 de abril de 2015.
8.4. O(a)
candidato(a) aprovado e classificado poderá ser designado para trabalhar em
qualquer turno (matutino, vespertino ou noturno), devendo possuir
disponibilidade para assumir a carga horária estabelecida nesse edital e de
acordo com as necessidades dos Departamentos
Acadêmicos, obedecido
à jornada de trabalho.
8.5. O Resultado da seleção objeto deste Edital será válido pelo
período de 01(um) ano, podendo ser prorrogado por mais 01(um) ano.
8.6. Os(as) candidatos(as) que ficarem na suplência das vagas
poderão ser convocados para assumir de acordo com a conveniência e interesse
institucional, inclusive em outro campus e/ou com carga horária diferenciada da
prevista no edital.
8.7. O(a) candidato(a) aprovado e classificado que já tiver sido
contratado anteriormente pela instituição na vigência da lei Estadual Nº
9.939, de 09 de abril de 2015, que dispõe sobre a contratação de pessoal, por
tempo determinado, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e
não houver transcorrido prazo de dois anos, não poderá ser contratado, conforme
Art. 9º da referida Lei.
8.8. O(a) candidato(a) aprovado(a) deverá apresentar
declaração de acúmulo de cargos, e, no caso de acumulação lícita, esta fica
condicionada à comprovação da compatibilidade de horários, cuja soma não poderá
exceder a 60 (sessenta) horas semanais (§ 2º, Art.131, Lei Complementar
Estadual nº 122).
8.9. Os casos omissos neste Edital serão
resolvidos pela Comissão Avaliadora formada, ao qual caberá decisão irrevogável
e irretratável acerca do presente processo seletivo.
Mossoró, 24
de junho de 2019.
Prof. Dr. David de Medeiros Leite
Pró-Reitor de Gestão de Pessoas
EDITAL
Nº 13/2019 - PROFESSOR TEMPORÁRIO- PROGEP/UERN
ANEXO
I – FICHA DE INSCRIÇÃO
NÚMERO DA
INSCRIÇÃO: __________ (espaço destinado ao Departamento Acadêmico/local de
inscrição)
AMPLA
CONCORRÊNCIA ( ) CADASTRO DE
RESERVA (item 7 do Edital) ( )
NOME DO(A)
CANDIDATO(A):
______________________________________________________________________________________
ÁREA PRETENDIDA:
____________________________________________________________________
ENDEREÇO:____________________________________________________________________________
TELEFONE:________________________
E-MAIL:_____________________________________________
GRADUADO(A) POR
QUAL INSTITUIÇÃO:___________________________________________________
HABILITAÇÃO:___________________________ ANO DE CONCLUSÃO DO CURSO:_________________
POSSUI
PÓS-GRADUAÇÃO?_________ EM QUAL
ÁREA?_____________________________________
CURSADA
ONDE?_______________________________________________________________________
POSSUI
DEFICIÊNCIA? __________ NECESSITA DE ACOMPANHAMENTO ESPECIAL? QUAL? ______________________________________________________________________________________
Documentação exigida (original e cópia):
(
)Cópia do RG e do CPF;
(
)Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição, de acordo com o item 3.1 deste EDITAL;
(
)Comprovante de conclusão de Curso de Graduação, de acordo com o item 1
deste Edital;
(
)Certificado, ata, Diploma da Pós-graduação ou Residência Médica, se for o caso, de
acordo com o item 1 deste EDITAL;
(
)Comprovante de Experiência profissional e/ou na docência, se for o
caso, de acordo com o item 1 deste EDITAL;
(
)Currículo Lattes
com a documentação comprobatória na ordem do currículo, acompanhada da Ficha de
Pontuação (Anexo III) devidamente preenchida, considerando-se apenas os últimos
3 (três) anos de atividades, anteriores à publicação deste edital.
Não será aceita inscrição com
pendência de qualquer um dos documentos acima.
APRESENTOU TODOS
OS DOCUMENTOS? ( )SIM
( )NÃO
( ) ASSINO E DECLARO QUE CONHEÇO TODAS AS
NORMAS DO EDITAL
_____________________________________________________
Mossoró/RN,
_________de _______________de 2019.
- - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- -
- - - - - - - - - - - -
COMPROVANTE DE
INSCRIÇÃO – PROGEP/UERN
SELEÇÃO PARA
PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR
NÚMERO DA
INSCRIÇÃO:____________(espaço destinado ao Departamento Acadêmico)
CANDIDATO:____________________________________________________________
__________________________________________
Assinatura
do servidor responsável pela inscrição
Data:
____ /_______/_________ Hora:
_____________
|
|
EDITAL
Nº 13/2019 - PROFESSOR TEMPORÁRIO - PROGEP/UERN
ANEXO
II – FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL PARA A PROVA DIDÁTICA
CANDIDATO (A): |
|
ÁREA: |
|
TEMA DA AULA
(PONTO SORTEADO) |
|
DATA: |
|
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO |
NÚMERO DE
PONTOS |
|
MÁXIMO |
OBTIDO |
|
Coerência
entre os objetivos previstos no plano de aula e os conteúdos desenvolvidos. |
2,0 |
|
Sequência lógica e
coerência do conteúdo. |
2,5 |
|
Linguagem
adequada, clareza da comunicação, objetividade e contextualização. |
2,0 |
|
Domínio do
conteúdo. |
2,5 |
|
Utilização
adequada do tempo para execução da aula. |
1,0 |
|
Pontuação
final |
10,0 |
|
Observação:
No início da Prova Didática, o(a) candidato(a) deverá entregar o Plano de Aula
em 3 (três) vias impressas, à banca examinadora. A não entrega do Plano de Aula implicará na impossibilidade
do(a) candidato(a) de realizar esta prova tendo sua nota contabilizada zero
nesta Prova.
Mossoró,
______ de _______________ de 2019.
______________________________________________________
ASSINATURA DO EXAMINADOR
EDITAL
Nº 13/2019 - PROFESSOR TEMPORÁRIO - PROGEP/UERN
ANEXO
III – FICHA DE PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
Nº |
TÓPICOS E
LIMITES |
PONTUAÇÃO/ ESPECIFICAÇÃO |
PONTOS DO(A)
CANDIDATO(A) |
GRUPO 01:
TÍTULOS |
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01 |
Diploma de
doutorado devidamente reconhecido pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação. |
20 pontos para
o primeiro título e 10 para o segundo título, limite de 30 pontos. |
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02 |
Diploma de
mestrado devidamente reconhecido pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação. |
10 pontos para
o primeiro título e 05 para o segundo título, limite de 15 pontos. |
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03 |
Certificado
conclusão de curso de pós-graduação, em especialização, na área de formação
ou área afim, com carga horária mínima de 360 h, de acordo com a resolução
CNE/CES no 01/2001 ou curso de residência médica. |
4 pontos para
o primeiro título e 2 para o segundo título, limite de 6 pontos. |
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GRUPO
02:ATIVIDADES DIDÁTICAS E/OU PROFISSIONAIS |
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01 |
Exercício de
magistério em curso de educação superior na área do concurso ou em área afim.
Para efeito de pontuação, não será considerada fração de semestre. |
1 ponto por
semestre letivo, sem superposição de tempo, no máximo 5 pontos. |
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02 |
Exercício de
atividade de nível superior ou magistério na Educação Básica ou Profissional,
não cumulativa com outras quaisquer no mesmo período, na administração
pública ou privada, em empregos/cargos especializados na área objeto do
concurso ou em área afim. Das atividades em questão estão excluídas as
atividades no exercício do magistério superior. Para efeitos de pontuação,
não será contabilizada frações de ano. |
1
ponto por ano, sem superposição de tempo, no máximo 3 pontos. |
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03 |
Orientação
concluída de trabalho final de graduação ou iniciação científica. |
1 ponto por
orientação e no máximo 2 pontos |
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04 |
Orientação
concluída de trabalho final de pós-graduação lato sensu. |
1 ponto por
orientação e no máximo 3 pontos |
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05 |
Orientação de
mestrado concluída. |
2 pontos por
orientação e no máximo 6 pontos |
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06 |
Orientação de
doutorado concluída. |
3 pontos por
orientação e no máximo 9 pontos |
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07 |
Participação
como palestrante, conferencista ou debatedor em evento científico
internacional, nacional ou regional. |
0,5 ponto por
participação e no máximo 2 pontos |
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08 |
Apresentação
oral em eventos científicos internacional, nacional ou regional. |
0,5 ponto por
participação e no máximo 1 ponto. |
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09 |
Participação
como membro titular em banca de trabalho de conclusão de curso de graduação. |
0,5 ponto por
banca e no máximo 1 ponto |
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10 |
Participação
como membro titular em banca de trabalho de conclusão de curso de
especialização. |
0,5 ponto por
banca e no máximo 1,5 ponto |
|
11 |
Participação
como membro titular em banca de trabalho de conclusão de mestrado. |
1,0 ponto por
banca e no máximo 3,0 pontos |
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12 |
Participação
como membro titular em banca de trabalho de conclusão de doutorado. |
1,5 ponto por
banca e no máximo 4,5 pontos. |
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GRUPO 03:
PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TÉCNICA, ARTÍSTICA E CULTURAL |
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01 |
Publicação
completa em anais de evento regional, nacional, ou internacional com ISSN. |
0,5 ponto por
publicação e no máximo 2,5 pontos. |
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02 |
Artigos
científicos/artístico em jornal ou revista com conselho editorial ou com
ISSN. |
0,5 ponto por
publicação e no máximo 2,5 pontos. |
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03 |
Publicação de
artigo científico em periódicos nacional ou internacionais indexado pela
CAPES. |
2,0 pontos por
artigo e no máximo 10 pontos. |
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04 |
Publicação de
livro didático/técnico/científico com ISBN de autoria exclusiva do(a)
candidato(a). |
2,5 pontos por
livro e no máximo 10 pontos. |
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05 |
Publicação de
livro didático/técnico/científico com ISBN em coautoria
ou publicação de capítulo de livro. |
1,0 ponto por
publicação e no máximo 5 pontos. |
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06 |
Registro de
software e depósito de patente (protocolo de registro ou depósito). |
1,0 ponto e no
máximo 5 pontos. |
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07 |
Tradução de
livros didático/técnico/científico publicada com ISBN. |
2,0 pontos por
livro e no máximo 4 pontos. |
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08 |
Produção
artística/cultural. |
1,0 ponto por
produção e no máximo 3 pontos. |
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GRUPO 04:
OUTROS TÍTULOS |
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01 |
Aprovação em
concurso Público de nível superior para cargo na área do concurso ou área
afim. |
1,0 ponto por
aprovação e no máximo 3 pontos. |
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02 |
Participação
como membro titular em banca de processo seletivo para professor
temporário/substituto de nível superior para cargo na área do concurso ou
área afim. |
0,5 ponto por
banca e no máximo 1,5 pontos. |
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03 |
Participação
como membro titular em banca de Concurso Público de nível superior para cargo
na área do concurso ou área afim. |
0,5 ponto por
banca e no máximo 1,5 pontos. |
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TOTAL |
Máximo 140
Pontos |
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